segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TEORIA?


Quando estudamos as ciências e em especial a Física, frequentemente escutamos a palavra "TEORIA", mas o que isso significa? Creio que o primeiro passo para se entender nosso Universo através da Física seja, compreender as simples definições que formam esta ciência espetacular. Então vamos lá:

Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. É um conjunto de dados colhidos apartir de sua própria observação e compreenssão. Mas cada área vai ter uma definição específica. Em ciência, a definição de teoria científica difere bastante da acepção de teoria em senso comum, o de simples especulação; o conceito moderno de teoria científica estabelece-se, entre outros, como uma resposta ao problemas de demarcão entre o que é efetivamente científico e o que não o é.
  
Teoria Científica

Uma definição científica de teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo-se de hipóteses necessariamente falseáveis - mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas - que foram e são permanentemente e devidamente confrontadas entre si e com os fatos científicos, fatos estes que integram um conjunto de evidências que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito de teoria científica. As hipóteses, em casos específicos, devido à simplicidade e ampla abrangência, podem ser elevadas ao status de leis.

É comum associar-se o conceito de teoria apenas a uma ou a um conjunto de ideias que tenta prever com alto grau de exatidão os fenômenos da natureza. Em verdade, vários cientistas acabam muitas vezes por aderir a esta conotação. Contudo em ciência o conjunto de fatos faz-se sempre presente e indispensável, e este está, mesmo quando não explicitamente considerado, certamente subentendido. Sempre que observamos algum fato novo que venha a contrariar a teoria vigente, deve-se abandonar as ideias conflitantes e jamais ignorar o fato: modifica-se a teoria, de forma a integrá-los à mesma, fato e novas ideias. Conclui-se que as teorias evoluem em virtude da descoberta de novos fatos, que necessariamente passam a integrar a versão evoluída da mesma.

Isso me faz lembrar de uma interessante frase do Gênio Albert Einstein:

"Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos." 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário