sexta-feira, 9 de março de 2012

                  Tecnologia concreta de ensino: uma contextualização da física


As preocupações do prof. José Ricardo Campelo Arruda do Instituto de Física Armando Dias Tavares/UERJ giram em torno dos problemas relacionados à metodologia do ensino, não apenas de Física, mas de uma maneira em geral.
Seu último livro é consequência de anos de pesquisa sobre esse tema.
Nele o professor apresenta uma proposta inovadora para a educação e o ensino. Esta se constitui de uma tecnologia integral, capaz de harmonizar educação e ensino, que abrange os avanços técnico-científicos contemporâneos. A concepção desse novo modelo didático-educativo rompe com o ensino tradicional e traz em si mesma um novo paradigma educacional preparado para atender às exigências da sociedade contemporânea. Sob o signo de uma permanente mutação social, há que se buscar novas práticas sócio-educativas, cada vez mais diferenciadas das orientações do pensamento pedagógico tradicional.
De acordo com o livro, “para o ensino contemporâneo, a escola existe segundo as leis da vida social, que não tem fronteiras e é capaz de mudanças infinitas. Isto permite educar a criança e o jovem de forma harmônica, para que este consiga desenvolver em sua personalidade capacidades informativas e qualidades humanas, tais como: criatividade social, solidariedade, civilidade, caráter e vontade firme, consciência social e política da responsabilidade pelo destino do seu país, aprendendo a conviver e participar solidariamente, em um ambiente de socialização para o desenvolvimento humano sustentável que resulte na equidade sócio-econômica e de proteção ambiental”.

http://memoriadafisica.com.br/memoria/index.php/2011/05/tecnologia-concreta-de-ensino-uma-contextualizacao-da-fisica-em-e-book/363

 By Géssica

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