segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Problemas no Ensino de Física

Na Primeira Conferência Interamericana sobre Ensino de Física realizada no Rio de Janeiro em 1963, o físico norte-americano Richard Feynman discutiu o problema do ensino de Física na América Latina e nessa ocasião apontou as dificuldades que impedem o surgimento de físicos criativos no sistema educacional brasileiro. As dificuldades apontadas por Feynman foram: o aluno estudar simplesmente para fazer provas; a estrutura burocrática das universidades e, também, a falta de incentivos para aqueles que querem realmente ensinar e pesquisar fora da universidade. Os autores do presente trabalho, como bolsistas do PIBID de Física da UECE-FECLI, por muito tempo desenvolveram suas atividades na escola Liceu de Iguatu Dr. José Gondim, e constataram que as observações feitas àquela época por Feynman valem para escolas de nível médio ainda hoje. A escola em foco apresenta problemas semelhantes aos apontados pelo físico americano. Depois de destacados tais problemas, fica a sugestão: a criação de vínculos maiores entre as Universidades e as escolas de ensino médio, para melhorar a qualidade dos professores e alunos através da pesquisa. Programas como o PIBID e o PIBIC Ensino Médio já são um grande passo, cabendo aprofundá-los e ampliá-los. Com isso, espera-se eliminar a artificialidade de se estudar para fazer provas e concursos.

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