terça-feira, 19 de novembro de 2013

HOJE É O DIA DA BANDEIRA


Quando o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) falou em um de seus livros mais famosos sobre a influência do céu estrelado nas culturas pelo mundo, citou a bandeira do Brasil como a única onde figura uma esfera celeste. De fato, várias bandeiras nacionais exibem estrelas e formas estilizadas da Lua e do Sol, mas a brasileira é a única com 9 constelações em suas posições aproximadas numa esfera celeste, sendo também a única bandeira do mundo onde se vê a estrela polar do sul (Sigma Octantis).

Hoje, dia 19 de novembro, assinala o aniversário desta bandeira, criada em 1889 - e uma das
mais belas e criativas do mundo. A bandeira do Brasil também é rica em significados astronômicos, sendo igualmente pouco conhecida dos próprios brasileiros.

Muitos sabem, por exemplo, que se faz uma atribuição entre cada estrela da bandeira e um estado da Federação (e isso é outro aspecto singular da Bandeira do Brasil). Mas há quem pense que a estrela isolada que aparece acima da faixa branca representa Brasília. Na verdade, a capital federal está representada por outra estrela muito mais importante do ponto de vista simbólico: é Sigma Octantis, estrela em torno da qual parecem girar todas as outras, quando vistas do hemisfério sul - significado mais que apropriado para a capital de um país!

Já a estrela acima da faixa chama-se Spica (estrela mais brilhante da constelação de Virgem) e sua presença na bandeira indica que o país tem parte de seu território se estendendo no hemisfério norte. Essa estrela também tem um importante significado na história da ciência: sua observação está ligada à descoberta da precessão dos equinócios por Hiparco (190-120 AEC), um dos acontecimentos mais significativos da Astronomia antiga.

Outro engano muito comum é atribuir as cores (verde, amarelo e azul) as matas, riquezas minerais e o céu brasileiro. Na verdade, o verde da bandeira tem outros significados históricos, como a filiação à Casa de Bragança, de Portugal. Já o amarelo recorda o período imperial e é a representação do Sol; enquanto o azul, juntamente com o branco, remonta a nacionalidade lusitana e homenageia o Cristianismo. As cores (e as formas) da bandeira do Brasil são as mesmas da bandeira imperial, evidenciando que a Proclamação da República não foi um rompimento total com o Império.

Conhecer melhor a bandeira do Brasil e o seu simbolismo é um aprendizado fascinante. Em particular, os educadores brasileiros devem se apropriar desses conhecimentos. A bandeira do Brasil pode proporcionar ricas aulas de matemática, geometria, história, ciência e... Cidadania!




Para saber mais: http://www.zenite.nu/
Imagem: Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário