segunda-feira, 15 de abril de 2013

306° aniversário de Leonhard Euler



Leonhard Euler (1707-1783) foi sem dúvida o maior matemático do século XVIII (Seu concorrente mais próximo para que o título é Lagrange) e um dos mais prolíficos de todos os tempos, sua lista de publicação de 886 artigos e livros apenas podem ser ultrapassados ​​por Paul Erdös. Obras completas de Euler preencher cerca de 90 volumes. Notavelmente, a maior parte desta produção remonta as duas últimas décadas de sua vida, quando ele estava totalmente cego.

Importantes contribuições de Euler eram tão numerosos que termos como "fórmula de Euler" ou "teorema de Euler" podem significar muitas coisas diferentes dependendo do contexto. Apenas em mecânica, tem ângulos de Euler (para especificar a orientação de um corpo rígido), teorema de Euler (que cada rotação tem um eixo), equações de Euler para o movimento de fluidos, ea equação de Euler-Lagrange (que vem do cálculo das variações ). A "fórmula de Euler" com que os estudantes de cálculo mais americanos estão familiarizados define as exponenciais de números imaginários em termos de funções trigonométricas. Mas há outra "fórmula de Euler" que (para usar a terminologia moderna adotada por muito tempo depois da morte de Euler) fornece os valores da função zeta de Riemann positivos inteiros até mesmo em termos de números de Bernoulli. Existem ambos os números e os números de Euler Euler, e eles não são a mesma coisa. Estudo de Euler das pontes de Königsberg pode ser visto como o início da topologia combinatória (que é por isso que a característica de Euler leva o seu nome).
Embora tenha nascido e educado na Basiléia, Suíça, Euler passou a maior parte de sua carreira em São Petersburgo e Berlim. Ele se juntou a São Petersburgo Academia de Ciências em 1727. Em 1741 ele foi para Berlim a convite de Frederico, o Grande, mas ele e Frederick nunca se deram bem e em 1766 voltou para São Petersburgo, onde permaneceu até sua morte. Prolífica produção de Euler causou um tremendo problema de atraso: a Academia de São Petersburgo continuou publicando sua obra postumamente por mais de 30 anos. Euler casado duas vezes e teve 13 filhos, apesar de tudo, mas cinco deles morreram jovens.

Poderes Euler de memória e de concentração eram lendários. Ele era capaz de recitar toda a Eneida palavra-por-palavra. Ele não foi perturbado por interrupções ou distrações, na verdade, ele fez muito do seu trabalho com seus filhos jovens jogando em seus pés. Ele foi capaz de fazer cálculos prodigiosos em sua cabeça, uma necessidade depois que ele ficou cego. O Condorcet matemático francês contemporâneo conta a história de dois estudantes de Euler, que tinha independentemente somados 17 termos de uma complicada série infinita, apenas a discordar na casa decimal quinquagésimo; Euler resolveu a controvérsia por recomputing a soma em sua cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário